Total de visualizações de página

06/06/2012

Vença a solidão que machuca

Vença a solidão que machuca

Em uma pesquisa recente, li que o número de casas habitadas por um único morador aumentou. O me fez refletir sobre a solidão. O.k., há quem não considere a questão um problema. Chegam, inclusive, a afirmar que se trata de uma solução. Os partidários dessa opinião são os chamados solitários por opção. Mas há também aqueles que se tornam sozinhos por obrigação. E, claro, não gostam dessa situação. Quer saber? Estar só nunca é bom!
Nossa vida apenas tem sentido quando podemos partilhá-la com alguém. Como fomos feitos para estar com o outro, o isolamento sempre nos entristece. Os cientistas dizem até que ele vai na direção oposta ao da evolução, pois crescemos graças às relações sociais. É no encontro com o diferente de mim que evoluo e busco respostas para as minhas dúvidas. Enquanto isso, o solitário faz tudode forma independente: se defende, come, estuda, carrega os problemas… Tal esforço exige um gigantesco gasto de energia e nos deixa doentes. Aliás, alguns estudos comprovam que a solidão afeta nosso sistema imunológico.
Você pode até dizer: “Hoje, em tempos de internet, as pessoas não ficam isoladas”. Ora, nenhum relacionamento virtual substitui o toque, o sorriso espontâneo e o suspiro de alguém capaz dedividir sentimentos. A internet ameniza o exílio com uma falsa sensação de que não estamossós. Porém, a conversa virtual não é de carne e osso. É bom ouvir uma gargalhada no lugar de uma sequência de “kkkkk”. Nem mesmo a união de todos os símbolos inventados pela linguagem fria do computador consegue substituir a temperatura elevada de um abraço real.
Voltando aos solitários por opção, os respeito. Mas eles não estão sozinhos 24 horas por dia. Há momentos de encontros e trocas. Ouso arriscar que em algum período da vida deles o outro se torna tão necessário como respirar. O motivo: todos precisam do próximo para se sentirem felizes. Pois é ele quem me questiona, desafia e aponta os erros para os quais fecho os olhos. Sim, o diferente meaborrece, mas também me faz crescer. Lógico, as brigas e discussões oriundas da convivência diária me fazem amadurecer.
Também existem pessoas que, mesmo rodeadas de gente, se sentem sós. Isso acontece com quem não permite a participação de ninguém em sua vida. Logo, é necessário vencer a solidão capaz de machucar. Como? Saia de si e perceba-se necessitada do outro. Abra seus ouvidos e seu coração parao próximo. Às vezes, evitamos estar acompanhados para não enfrentar determinados atritos. Acredite, erramos, pois os conflitos nos levam a conhecer alguém e fará com que ele nos conheça. E assim poderá surgir uma relação de amizade e amor.
Procure estar junto das pessoas amadas, mas não evite quem não a agrada. Pelo contrário, deixe-a entrar em sua história e faça parte da vida dela. Entregue-se sem reservas ou preconceitos ao outro. Assim, viverá verdadeiramente a amizade e o amor baseado na gratuidade e nos bons desejos que brotam no coração. Ah, e lembre-se sempre da incrível lição de Deus: estar sozinho nunca é bom!

Padre Juarez de Castro

Nenhum comentário: