Total de visualizações de página

20/12/2012

PIOR QUE O FIM DO MUNDO!


PIOR QUE O FIM DO MUNDO.

As pessoas estão comovendo até o último fio de seus cabelos com essa história de fim do mundo. Mas mais preocupada do que o fim do mundo, eu estou preocupada com outros finais. Por que é que ninguém está preocupado com a praticamente extinção da educação brasileira, por exemplo? Penúltimo lugar no ranking mundial – não é a primeira vez que eu lembro disso. E a corrupção? Por que ninguém está se manifestando para que esse fim venha, ao invés do fim de todo o planeta?  E o fim do câncer? Da Aids? Da mentira? Do desrespeito? Estes, ninguém vai desejar?!
Se me permite o desabafo, sinceramente, acho que andam alterando nossa comida e nós ficamos idiotas. Existem mães que querem matar seus filhos para os proteger do fim do mundo! Esse é o nosso tanto de ignorância. Ignorância, não no sentido pejorativo, mas sim, no sentido literal da palavra. Somos um planeta de ignorantes. Achamos que podemos prever nosso fim, entender nossa morte, usar e abusar do planeta sem nenhum tipo de consequência, escrever mal, chamar de “clássico” sagas como “Crepúsculo” e “50 Tons de Cinza” enquanto deixamos Assis, Ramos, Meireles, Drummond e tantos outros na gaveta, e que nada vai acontecer. Usamos nossa mente apocalíptica sem moderação.
Foto: reprodução
E antes das críticas, não, eu não estou dizendo: não leia, não faça, não escolha esse, não compre aquela marca… Eu apenas estou dizendo que estamos substituindo – e não acrescentando – o que poderia nos fazer mais culturais, mais educados, mais evoluídos, e definitivamente mais poderosos quanto ao fim do mundo.
Mas se quer mesmo saber… O mundo já acabou faz tempo. E acaba a todo dia. O tempo todo, o mundo como conhecíamos está morrendo. O mundo do por favor, do obrigada, licença e até logo. O mundo onde professor era recebido em sala por alunos em pé, demonstrando seu respeito. O mundo onde  dinheiro era só dinheiro, trabalho era só sustento e família era sinal de integridade e honra.
E enquanto estivermos mais preocupados (eu disse “mais”, o que não implica na exclusão de seus lazeres) com a novela, o futebol, a marca da roupa, o status de relacionamento no facebook alheio ou o fim do mundo, estaremos todos fadados a um mundo acabado. Manifeste-se! Contribua. Dê sua opinião de alguma forma. Aja. Abrace causas. Pratique a educação. Não apenas aquela que alfabetiza, mas aquela que cria visão. Que ajuda o próximo a ser melhor. Cresça, evolua, não tenha medo nem de errar, nem de assumir o erro. Nem de observar e nem de ser observado. E muito menos de viver. Tenha apenas de morrer. Não por morrer. Mas por morrer sabendo que poderia ter feito um mundo melhor, e preferiu acabar com ele.

Nenhum comentário: