Total de visualizações de página

06/06/2012

Busca da felicidade

A busca da felicidade


O homem busca a felicidade neste mundo com afã e com loucura, como se buscasse a mulher a quem há de amar. A felicidade é a bem amada do homem, porém essa bem amada tem uma implacável rival – a matéria – e entre elas oscila constantemente o coração humano.
A matéria espreita todos os passos do homem e faz o possível para conquistá-lo e seduzi-lo, e ele se torna um joguete nas mãos de suas amadas.
A felicidade o convida para a solidão, para os templos, para a sabedoria, para os monumentos, para a instrução, para o amor da humanidade.
A matéria o engana, conduzindo-o para a ambição, a embriaguez, as reuniões fúteis, ao amor carnal.
A felicidade visita o seu amado pela manhã e o encontra correndo atrás da matéria; visita-o novamente à noite e o vê outra vez nos braços da sua rival.
Entretanto, o homem se queixa e afirma que não há felicidade neste mundo. A razão é simples: procuramos a felicidade no mundo material, quando ela se encontra em Deus, na vida espiritual. O homem quer chegar a ela, espoliando os fracos, empregando a astúcia, a mentira, a força, como meios eficazes para possuí-la, esquecendo que a felicidade é espírito puro e só podemos possuí-la praticando o bem.
O homem do mundo nunca teve em sua vida um só dia de verdadeira felicidade; entretanto, exclama freqüentemente: “Que dias felizes foram aqueles!”
Nunca devemos esquecer que tudo neste mundo tem um preço e nada nos é dado sem esforço, a não ser a vida, que é um dom de Deus, uma dádiva do Pai Celeste.
A felicidade também tem seu preço, mas a moeda que a compra chama-se sacrifício, amor ao próximo e fidelidade ao ideal divino.
Faze o bem, alivia a dor alheia e serás feliz. Liga teu coração às coisas do Espírito, que não mudam jamais e, portanto, nunca te causarão decepções.
Adora o ouro, a matéria, os bens mundanos e serás desgraçado, porque estas aparências enganosas, essencialmente mutáveis não oferecem ao ser humano nenhuma estabilidade, nenhum ponto de apoio.
Quando sopra um vento adverso, é que podemos avaliar como tudo neste mundo é passageiro e frágil: os bens, as amizades, o amor, a posição, tudo falha, se esvai como uma vã fumaça. O homem, então, com o coração dilacerado, volta-se para Deus, sua última esperança e reconhece que Ele é o único apoio inabalável, a verdadeira felicidade.
Se ele for inteligente aprenderá sua lição e exclamará: “Abençoados sofrimentos, que me conduziram ao verdadeiro caminho e me ensinaram o que é a felicidade!”

Do livro Adonai de Jorge Adoum (Mago Jefa)

Nenhum comentário: