Total de visualizações de página

05/12/2012

Conheça o Natal Luz, maior evento natalino do Brasil

Repleta de decorações, fogos de artifício e espetáculos, a comemoração Natal Luz é inesquecível para adultos e crianças. Foto: Divulgação
Símbolo de comemoração natalina no Brasil, o Natal Luz - em Gramado, no Rio Grande do Sul - é considerado o maior evento desse tipo em nosso País. Com suntuosa decoração e incríveis atrações, a festa que nasceu com o intuito de promover o turismo da região gaúcha na época do verão, agora chama a atenção de turistas de todo o mundo. 

Em sua 27ª edição, o evento, coordenado pela prefeitura de Gramado, enfeita não só os pinheiros naturais, mas toda a cidade com lâmpadas, guirlandas, sinos e laços. Desde seu início, em 1986, a festa fica completa com concertos, espetáculos, poesias e fogos e artifício, transformando a pequena cidade serrana num grande parque temático natalino.

De encontro com as causas ambientais, a decoração do evento é inovadora e ecologicamente correta, com peças confeccionadas manualmente por habilidosos artesãos, que usam garrafas Pet como matéria-prima. 

Tomada pelas luzes e som ambiente, a cidade torna-se palco de diversos shows pirotécnicos, desfiles, corais, concertos, exposições e outras atrações. Unidos para oferecer ao público uma experiência inesquecível, repleta de beleza e emoção, grandes nomes do teatro gaúcho se juntam à comunidade gramadense, resultando em mais de 600 apresentações artísticas, durante 74 dias de evento. 

Neste ano, a festa teve início no dia 1º de novembro, seguindo até 13 de janeiro do próximo ano. Confira, abaixo, as atrações que agitarão o calendário dessa temporada do Natal Luz. 

Principais atrações 
Grande Desfile de Natal 
A Avenida das Hortênsias será tomada por carros alegóricos num espetáculo poético, vibrante e lúdico. Um agitado desfile que conta com comissão de frente, coreografias e projeções de luz para representar duas partes da história cristã: a fé, que conta o nascimento de Jesus Cristo, e a festa, que animará as alas. 

Fantástica Fábrica de Natal 
O espetáculo conta a história da menina Sofia, encantada por histórias, que viaja pelo mundo da imaginação ao lado de sua boneca Nani. Em uma de suas aventuras, ela é levada por um anjo para conhecer a Fábrica de Natal, onde descobre o poder do "acreditar". 

Nativitaten 
Uma surpreendente ópera a céu aberto se apresenta em balsas sobre o Lago Joaquina Rita Bier. Um coral de 100 vozes canta a origem do Natal, enquanto um elenco de 39 atores a ilustra com performances acompanhadas de chamas e fogos de artifício. 

Parada de Natal 
As tardes do Natal Luz ficam mais animadas com uma caravana de personagens, incluindo o Papai e a Mamãe Noel, que percorre as ruas da cidade acompanhada de uma banda muito animada, instaurando o espírito natalino. 

Show de Acendimento 
Sendo uma das atrações mais esperadas pelos visitantes, a cerimônia de acendimento da árvore de Natal, localizada entre a Rua Borges de Madeiros e Avenida das Hortênsias, é um verdadeiro show de sons e efeitos sincronizados. 

Au Au! - Uma Aventura de Natal 
Inédito na programação do Natal Luz, a comédia musical conta as aventuras de Princesa, uma linda cachorrinha que se junta a um elfo natalino para buscar o Espírito de Natal, roubado pelo vilão Ligúrio. Figurinos luxuosos e lindas canções fazem parte da atração infantil. 

Natal Campeiro 
Retratando a vida no campo, o espetáculo conta os desejos de um guri campeiro às vésperas do Natal, contanto com clássicos da música nativista e interpretações impecáveis aliadas ao belo cenário. 

Atrações permanentes 
Exposição de Renas Decoradas 
Ao longo da Rua Pedro Benetti, centro de Gramado, 12 renas em tamanho natural, com diferentes pinturas e decorações, ficam expostas durante as festividades.

Tour de Natal 
Os turistas tem a chance de conhecer os bastidores do Natal Luz e seus principais pontos turísticos, partindo da Igreja São Pedro sob a condução de uma jardineira local. 

Tannenbaumfest 
Turistas e moradores se juntam para colorir ainda mais a cidade, enfeitando os pinheiros ao longo da Avenida Borges de Medeiros e terminando a ação com uma Parada de Natal. 

Rua dos Quebra-nozes 
Exposição apresenta réplicas de soldadinhos quebra-nozes em versão gigante. Com 1,80 m de altura, os bonecos foram decorados por artistas plásticos e espalhados pela Avenida das Hortênsias. 

Vila Natal 
Na Vila Natal também há diversas atrações para complementar o passeio. A famosa "Casa do Papai Noel" não poderia faltar na rua, bem como o "Teatro de Bonecos", que chama a atenção de adultos e crianças de todas as idades. Seis iluminados "Eco-Anjos" também estão presentes na vila, ressaltando a importância dos cuidados com o meio ambiente. 

Rua Coberta 
A Rua Coberta, um dos pontos fechados mais charmosos de Gramado, também recebe artistas para o evento. Shows como "Árvore Cantante", "Christmas Rock", "Happy Hour Christmas" e diversos outros concertos de Natal certamente agradarão os olhos e ouvidos dos visitantes. 

Serviço
Funcionamento: segunda a domingo, das 10h às 22h 
Ingressos: de R$ 55 a R$ 230 (Atrações de Vila Natal, Rua Coberta e permanentes são gratuitas) 
SAC: (54) 3286-7267, www.natalluzdegramado.com.br 


Nenhum comentário: